quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Saudades de Quê?


Domingo passado fui visitar meus pais, no sertão de Alagoas. Uma vez por mês apareço para matar as saudades e comer a melhor comida do mundo, que é a da d. Volga. A gente conversa lá na cozinha, enquanto ela prepara a galinha, o arroz refogado, o macarrão... Meu pai fica zanzando atrás de coisas para que eu traga pra casa. Ele é aposentado e agora planta frutas no sítio da família. E eu sinto que ele tem o maior orgulho em trazer frutas frescas pra mim, dizer que é do sítio e que foi ele quem plantou. Vai no sítio, traz frutas, conversa, dá conselho, fala dos meninos... Enfim, é o domingo típico em família, a nossa família. Só que domingo passado eu fui surpreendida e visitei a casa de meus avós, que depois que morreram eu só tinha ido lá umas duas ou três vezes. Herdei um pé de mesa lindo, estilo colonial, que vou restaurar e vai ficar um luxo! Mas, mesmo feliz pelo pé da mesa, nao pude deixar de sentir a coisa mais doída na vida de uma pessoa: a saudade. A casa de meus avós foi muito importante em minha vida. Na minha infância, principalmente. Lá eu brinquei muito, pois tinha quintal grande, porcos, galinhas, fruteiras. A casa era cheia de vida e tinha o melhor cuscuz do mundo que era o de Vó Mocinha. Até hoje, mesmo comprando a mesma marca de fuba que ela comprava e fazendo do jeitinho que ela me ensinou, o cuscuz não sai com o mesmo sabor... E quando eu vi a casa de Vó Mocinha daquele jeito eu fiquei com um aperto no peito. A casa está em ruínas. Não sobrou nada daquela alegria domingueira, dos netos fazendo algazarra, do meu Vô Valdemar na cadeira de balanço na área da frente, de Vó Mocinha descansando no sofá e contando histórias antigas pra gente... Só restaram ruínas e mofo.

Além de ter perdido meus avós, perdi também tios queridos que fazem tanta falta. De Tia Lêda sinto saudades dos doces gostosos e do sorriso sempre aberto pra mim. Mas, o meu Tio Rui foi como um segundo pai, e eu sinto tanta, tanta, tanta falta. Ele era o melhor ser humano que já conheci em toda minha vida. Dedicou a vida inteira a fazer o bem. A qualquer um, não importava grau de parentesco, e muitas vezes não havia parentesco. Tinha milhares de amigos e admiradores. Era um homem simples que gostava de coisas simples. Adorava o seu sítio e suas criações. Era um homem rural, apesar de ter vivido sempre na cidade. Mesmo sentindo muito sua ida, eu prefiro lembrar de Meu Tio Rui com aquele sorrisão aberto, seu coração generoso e sua alma leve, pois ele só fazia o bem. E pessoas de bem, assim como o Meu Tio Rui, serão pássaros eternos.


Essas imagens são do sítio do meu Tio Rui. Lugar tão simples, mas que fazia tão bem a ele! A casa de meus avós eu não fotografei. Qualquer dia vou scanear algumas fotos antigas e trago aqui pro "Contos"...


 Mainha, Tio Rui e eu. Ele muito feliz por receber a gente.

 A galinha feia. rsrs

 Sertão alagoano castigado pela seca.

Essas foram pra panela.

Meu Painho e Minha Mainha. ♥





Irmãos mais que unidos. Ela sofre muito sua falta.




Tudo no fogo. Delícia...




Eu e meus pimpolhos. :)

 Enamorados... ♥♥




Então é isso, minhas Queridas! Essas são algumas de minhas saudades que compartilho aqui, pra dividir sentimentos com pessoas amigas. Tenham um excelente dia!

Bjs, bjs --- :*-*: ---

11 comentários:

  1. Relembrar é sempre bom e a saudade faz parte.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Isso tudo fez-me lembrar da minha infância, das férias na casa dos meus avós no sertão do Ceará, da minha vozinha que nos deixou esse ano... a família toda sente falta dela... mas de tudo ficam as boas lembranças, os bons momentos vividos. Saudade é o que fica de algo que foi bom. E isso é o q vale. Adorei seu post, me emocionei vendo as fotos, pois eh muito parecido com o sertão daqui do Ceará.
    Bjus, linda!

    ResponderExcluir
  3. Ah, que bonita a tua história! Meus avós também são do interior da Paraíba e esse cenário que voce mostrou nas fotos é idêntico ao daqui! A seca, o jeito simples, o sorriso aberto, o fogão de lenha! Quem viveu algo assim, sabe que dá até pra sentir o cheiro da galinha no fogo, lendo teu post, Rejane!

    Mas é isso mesmo que Rejane Alves falou no comentário. A vida é HISTÓRIA. Saudade faz parte!

    Um beijo!

    ps: eu quero ver os convitinhos que voce disse que fez! Mostra pra gente! Reúne alguns que voce mais gosta e mostra! :)

    www.papeldelamusique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Rejane, que lindas lembranças. Como sou de uma familia meio desgarrada e moradora do mundo (nem brasileira sou) não tenho muitas lembranças de familia. Hoje, já velhusca, adotei a familia de meu marido(já se vão 30 anos) como minha. As lembranças desta minha nova (nem tão nova assim) familia é que me deixam feliz.
    Parabéns pela familia.
    Ah! E esse fogão a lenha é tudo de bom.
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  5. Que post lindo... achei ele com palavras tão verdadeiras!
    São essas lembranças que formam quem somos:)

    beijos
    ótima sexta pra você

    ResponderExcluir
  6. Nossa que família lindaaaaa!!!!
    Não tem outro lugar no mundo que nos dê tanto aconchego como a casa dos nossos pais!!!!
    Lindos!!!!!!!!!!!!!

    Bjs querida e obrigada por compartilhar com a gente parte da sua vida pessoal.

    ResponderExcluir
  7. Re querida, que post mais lindo este! Chorei lendo suas lembranças e vendo as fotos.
    Eu penso que é melhor sentir saudades do que foi bom, mesmo que doa, porque foi bem vivido, sabe?
    E seus entes queridos estarão sempre vivos em seu coração.
    te adoro, minha amiga!
    Beijos
    Vero

    ResponderExcluir
  8. Lugares que fizeram parte da nossa infância, mexem com a gente!
    E fala a verdade. Comida feita no fogão a lenha fica booooooa demais, não é mesmo? rsrsrs
    Vi essa imagem, das galinhas e também me lembrei da minha mãe. Ela mora aqui pertinho de mim, mas sempre morou em sítios e matou muita galinha pra gente comer. Dava uma dó da coitadinha, rsrsrs
    Bjs e um ótimo final de semana pra você

    ResponderExcluir
  9. Ai que lindo esse post!!!!Só não chorei pq to no trabalho...rsrsrsrs
    Fez lembrar da minha infância, da casa de vô Gerson que também tinha um fogão desses...
    Isso é que é infância!!!!!
    Já to com saudades!!!
    Te adoruuu!!!!

    Laís Abreu

    ResponderExcluir
  10. Foi de dar nó na garganta... Nós temos uma família linda!
    TE AMO!

    ResponderExcluir
  11. Querida Rejane!

    Sei o que são saudades... E seu post me emocionou. O lugar onde nascemos é nosso berç, nossa estrutura: o início de nossos caminhos. Sempre é maravilhoso para ele voltar. Sua família é muito carinhosa. Seus filhos... que lindos!!!

    Abraço forte!

    ResponderExcluir

Olá Querida!
Sua opinião é muito importante!
Comente! Ficarei muuuito feliz...
Beijo grande no ♥.